quinta-feira, 12 de agosto de 2010

RELATÓRIO DO 8º ENCONTRO DE 2009


Modulo 06 – Educação sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação

Iniciei o encontro as 07:00 horas com apresentação da mensagem “Fábula para amadurecimento pessoal”. Realizamos a leitura da pauta.

Na seqüência passei a fala para a Diretora do CEFAPRO Professora Kátia Oliveira Carvalho, a qual fez a apresentação do Modulo 06 – Gestão de Educação Escolar iniciou a palestra apresentando slide mostrando o objetivo do modulo e falou de cada unidade.

Falou o que é gestão democrática na educação, sobre democratização da gestão escolar , gestão democrática da escola pública e administração e gestão escolar. Fez com que os cursistas refletissem sobre as maneiras de organizações construídas pelos homens, apresentando as escolas de administração que traduzem concepções, políticas e formas de organização e gestão.: Escolas de Administração, Escola Clássica ou de administração cientifica, Escola de relações humanas, Escola behaviorista e escola estruturalista. Questionou sobre a função social da educação e da escola, mostrou o quadro da estrutura do sistema educacional brasileiro – Lei n. 9394/1996 e também questionou os cursistas se ele tem conhecimento do Projeto político-pedagógico da escola em que trabalham e falou da importância do mesmo para a escola.

Intervalo de 15 minutos para o lanche, é um momento de descontração para o grupo.

Assistimos o filme “NÁUFRAGO” de Robert Zeweckis, sugestão do modulo 04. Houve momento de discussão do filme, cada cursista colocou seu entendimento e as observações sobre a persistência do ser humano, a força de vontade, luta para vencer e os avanços do ator no meio onde se encontrava usando o recurso disponível no local. Fez-se um comparativo com o curso profuncionario o que devemos superar para não desistirmos, como devemos reagir diante das dificuldades.

Recebi os relatórios do modulo anterior e passei os informes gerais:

- curso de informática números de participantes e dias de cursos;

- sanar duvida do memorial do caderno de atividades;

- informes sobre as camisetas.

Cobrei a freqüência de todos os cursistas nos encontros presenciais e também o atendimento individual que acontecem na sala do Profuncionario, o cursista deve estar nos procurando para tirar duvidas e responder atividades e postar no ambiente eproinfo não deixar acumular atividades não respondidas e com isso vencendo o prazo de postagem das mesmas.

Assim com a avaliação positiva encerrei o encontro, que registrei através de fotos e o presente relatório.

Sinop/MT, 02 de Outubro de 2009

Nenhum comentário: